top of page
Sabe quando a terapia é para você?

A terapia é recomendada quando lidar sozinha não funciona mais, ela oferece um espaço para expressão sem julgamentos, promovendo autoconhecimento e cuidado. É sobre conhecimento, descoberta, enfrentamento, permitindo que você se olhe de frente e explore diferentes perspectivas. Apesar de desafiadora, com ajuda profissional a terapia pode ajudar garantindo que você não enfrente os desafios da vida sozinha.

Então existe um momento que sou boa e sirvo para você?

Não é uma coisa fácil de ser dita, mas é um realidade que em algum momento precisa ser vista. Existem pessoas de nossa vida que não respeitam, não lidam bem, mas sempre que precisam de ajuda lembram de nós.

A nossa escuta serve, o nosso dinheiro serve, a nossa presença, mas no momento em que precisamos de volta a recíproca não se estabelece. E sabe, muitos de nós até conseguimos perceber essa dinâmica, mas não conseguimos sair dela. E é difícil mesmo, é delicado.

Requer uma posição firme e certeira, mas que coloca em risco a relação que temos com tais pessoas (familiares, amigos). Porém, é importante refletir: isso é saudável pra mim? Preciso sustentar essa relação? Ou posso me abster se essa relação não for interessante pra mim?

Você não precisa ser legal com as pessoas que te machucam!

"Você não precisa ser legal com as pessoas que te machucam" essa é uma frase cheia de cuidado e que para muitas pessoas pode soar até como uma afronta se for dita. Você não precisa ser legal com aquele seu familiar que lança palavras afiadas e completamente descuidadas, você não tem que ser legal com uma tia que desrespeita a sua existência, com um amigo que não respeita seu espaço pessoal ou a sua dor.

Não é uma coisa fácil porque costumamos ser encorajadas a fazer de outra forma… É ensinado que devemos aceitar as coisas ou relevar falas e atitudes, independente delas serem ruins e fazerem mal. Embora seja algo um tanto difícil na prática, estou passando aqui para lembrar a você que se algo a deixa para baixo, ferida ou incomodada não releve.

 

Respeite o que você sente, pensa e faz. E tenha em mente que não deve ser o outro a dizer o que é relevante ou não para você.Está tudo bem não ser legal com quem te machuca!

Contate-me

Se tiver perguntas, entre em contato comigo:

Pessoa sorrindo, com cabelo cacheado, segurando um leque com as cores do arco-íris, sentada contra um fundo neutro e vestindo camisa verde e calça clara.

Sharon Cardoso 

Psicóloga - CRP 21/04179

Parnaíba - PI

 

WhatsApp: (86) 99483-8133

  • Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

Obrigado pelo envio!

© 2035 por Terapia Afirmativa e Neurodivergência

bottom of page